sábado, 30 de junho de 2012

"Histórias de Processos e Sucessos" - Solange Asevedo Ribeiro

Bom dia Galerinha do bem!
Como vai o sábado? Aqui em SP ta um solzinho com frio!!!
E mais a noite, teremos uma fogueirinha pra comemorar o ultimo dia de Junho!
Adoooooooro! Vou tratar de fazer uma guloseima light salgada e uma doce... pra manter a forma né! Nada de farras alimentares!!!

Hoje venho com mais uma histórias de Processos e Sucesso. Adoro compartilhar com vocês histórias assim! Todos nos que emagrecemos com RA, merecemos ter nossas alegrias compartilhadas!

Hoje o personagem é a Solange do Blog Escrever Para Emagrecer.
Adoro o nome do blog dela.. Conheço a Sol faz uns dois anos!!! E sempre visitei o blog dela, afinal, no início da minha RA, eu procurava sempre inspirações pra não desistir!!! Então, vou passar a palavra à querida Solange!

"Meu maior problema sempre foi a compulsão por alimentos errados e em grande quantidade. Tudo começou quando eu nasci e fui criada dentro da linha do "comer para ser forte e bonita" (leia-se, gordinha.)



Cresci sendo discriminada pela sociedade por ser gorda e fui rotulada como uma pessoa sem força de vontade e sem vaidade. Mas na minha casa sempre tinha frituras, bolo e alimentos ricos em gordura saturada e açúcar. Da adolescência até os 33 anos eu perdi as contas de quantas vezes engordei e emagreci.



Experimentei todas as dietas radicais, malucas e tomei remédios prescritos que me deixavam nervosa, com insônia, irritada, ansiosa, entre outros. Até que, aos 33 anos (1996) eu emagreci uns 14 kg seguindo o Programa dos Vigilantes do Peso e mantive minha meta até 1999, quando engravidei e engordei 18 kg. Após a gravidez (2000) já voltei à minha meta, mas fiquei no vai e vem e, desde 2006, meus problemas emocionais se agravaram e, quando assustei, estava com quase 90 kg.

Em 22/10/2009 eu voltei à reunião dos Vigilantes do Peso com 84,6Kg e pedi ajuda, pois eu não tinha esperança de que voltaria a emagrecer. Nessa época eu estava com os exames de sangue todos alterados, me sentia deprimida,
tomava remédios para ansiedade e depressão, não me sentia disposta para fazer atividade física alguma e não acreditava mais em mim.

A diferença principal entre seguir o programa em 1996 a em 2009 foi a idade. O meu metabolismo estava bem mais lento, eu estava com muito mais sobrepeso e tive que assumir que o processo seria lento, mas deveria ser definitivo.

No início eu comecei a seguir o programa e me matriculei na hidroginástica duas vezes por semana. Após 6 meses eu estacionei por algumas semanas e resolvi começar a fazer um diário para me conhecer melhor e analisar como meu corpo reagia à minha alimentação e atividade física.

Comecei a escrever em um blog (http://escrevepraemagrecer.blogspot.com/), mas não tive coragem de liberá-lo para o público. Nessa mesma época, comecei a acompanhar os blogs de muitas pessoas que, como eu, sofriam com o excesso de peso e percebi que elas recebiam muito incentivo em seus blogs e que suas reflexões me ajudavam muito. Assim, dois meses após sua criação (em junho de 2010), liberei meu blog (Escrever para Emagrecer) para o público e comecei a trocar experiências por meio desse espaço. Além disso, saí da hidroginástica e fui para a musculação, a fim de dar uma acelerada no meu metabolismo e adquirir massa muscular. Eu não faltei a quase nenhuma reunião dos Vigilantes do Peso nesse período todo, porque fiz amizades e o apoio do grupo, como também das orientadoras (Vilma e Lorena) e da secretária Stella foram importantes demais para o mesucesso.

Eu costumo dizer que não há um fator único que tenha sido divisor de águas no meu processo de emagrecimento. São vários pontos de apoio e TODOS são igualmente importantes, co-dependentes e interligados: minha presença nas reuniões dos Vigilantes do Peso, a atividade física, planejar e cozinhar, fazer meu diário pessoal, anotar tudo o que como, contar os pontos, seguir as orientações, receber incentivo dos amigos, do blog, da família, ter paciência comigo mesma, enfim, foi um processo de auto-análise, autoconhecimento, reflexão e, principalmente, de amadurecimento.

Mesmo assim, a minha caminhada foi lenta, eu pensei em desistir em cada platô, principalmente quando cheguei aos 63kg em dezembro e empaquei. Nessa época. Finalmente cheguei aos 61 kg (minha meta) na véspera do meu aniversário de 48 anos, que foi dia 25 de fevereiro de 2011. Foi o melhor presente que eu poderia ter me dado de aniversário!



No total, foram 70 semanas de caminhada para eliminar 24 kg, o que dá uma média de 343 gramas por semana. Não tive nenhuma enfermidade nesse período todo, nem resfriado. Os resultados dos meus exames são de uma jovem de 20 anos muito saudável.
Desde então, estou me mantendo entre 58 e 61Kg.

A atividade física deixou de ser duas ou três vezes na semana, por 45 minutos para fazer parte de minha vida diária, por 4 a 5 dias por semana, por 1h a 1h30. Eu sinto prazer em fazer atividade física e sinto falta quando não consigo fazê-la. Também incorporei a bicicleta como meu meio de transporte principal e troco o elevador pelas escadas sempre que posso. Não me canso mais, não suo com tanta facilidade, me sinto disposta, com energia e fôlego para dar conta do trabalho, da casa, da família e ainda me divertir.

Ainda vou às reuniões dos Vigilantes do Peso mensalmente, pois elas me ajudam a manter o foco e adoro a troca de energia e incentivo entre os associados. Quando engordo, volto a anotar tudo o que como e conto os pontos. Isso é o básico da minha manutenção, pois o "chip de gorda" ainda existe aqui no meu cérebro, apesar de andar meio defeituoso graças aos “programas” novos que foram sendo instalados aos poucos. Esses novos "chips" não são de magra, mas de uma pessoa que se alimenta de forma equilibrada e saudável na maior parte das vezes. Ainda tenho meus momentos de recaída, mas são poucos comparados aos momentos de comedimento."





Fiz 49 anos dia 25/02 e me senti muito orgulhosa por ter conseguido voltar a me sentir bonita, saudável, cheia de vida e confortável dentro do meu corpo. Eu realmente não acreditava que conseguiria voltar a usar shorts, biquini e ter a surpresa de entrar em roupas tamanho 38 pela primeira vez na vida.

Agora tenho me cuidado, continuo me auto-conhecendo e tentando ser uma pessoa melhor por dentro a cada dia que passa.
Solange Asevedo Ribeiro


E aí gente? Gostaram da história da Solange??? Eu adorei!!!

Semana que vem tem mais uma história de "Processos de Sucessos"

Com Carinho,
Lindsay!

6 comentários:

  1. Olá!
    Gostei muito do seu blog e o estou seguindo. Se possível, dê uma passadinha no meu e se gostar o siga, por favor!
    http://www.esmaltadamente.com,
    http://www.facebook.com/esmaltadamente
    Ah e está rolando um super sorteio, venha participar! :)
    Beijos e até mais! =*

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS pelo 'histórias de sucessos e processos', está show! PARABÉNS TAMBÉM para a Solange! Beijão :D

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, querida!

    É motivador ver que eu ajudo as colegas da Blogosfera light a continuar a emagrecer e jamais desistir!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Venho convidá-la a conhecer o meu blog: http://docesdenise.blogspot.com.br/. Aqui você irá encontrar bolos decorados,
    bolos para casamento, tortas de frutas, tortas geladas, docinhos, cupcakes, mousses e também kits para sua festa ou evento e irá poder
    fazer sua encomenda. E se ainda você puder me ajudar a divulgar, anunciando em seu blog, compartilhando e curtindo no facebook ( https://www.facebook.com/docesdenise ), melhor ainda.
    Muito obrigada pela atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. parabens minha querida amiga!! Estou passando pelo processo...não consigo emagreçer...estou muito triste!!

    ResponderExcluir
  6. Estou começando a dieta hoje. Peso 91 quilos e preciso emagrecer pois minha coluna não está suportando o peso. As experiências de outras pessoas estão me motivando. Preciso emagrecer 30 quilos segundo meu ortopedista. Amanhã começarei também uma rotina de exercícios físicos. Para me ajudar, comecei um diário. Tenho que me pesar a cada dez dias e será este o intervalo de tempo que darei até escrever aqui novamente.

    ResponderExcluir

Últimos Comentários